Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estudos no Exterior - Programa de estágio nos EUA/INTERSHIP PROGRAM


Olá amigos intercambistas, amantes de viagens e adoradores de línguas estrangeiras!

Adivinhem o que o bloguitcho W-B conseguiu para vocês? Um post escrito pelo meu amigo Anderson Verçosa sobre o programa de estágio INTERSHIP PROGRAM que ele fez enquanto estava na Califórnia/EUA. Antes, quero contar quem é Anderson Verçosa. 

Anderson Verçosa é um jovem de vinte e pouquinhos, concludente do curso Administração na Universidade Federal do Ceará. Ama ouvir músicas estrangeiras e por um DVD ou um show de um cantor que ele ame muito é capaz de atravessar o continente a pé (nem vem dizer que é exagero meu, Anderson). Nós nos conhecemos no cursinho de inglês do Núcleo de Línguas da UECE e tornamo-nos amigos desde então. Foi com ele que realizei meu intercâmbio nos EUA. Se fosse pra definir o Anderson em três palavras eu diria: determinado, focado e destemido. Acredito que com essa experiência, ele está preparado para concorrer a boas colocações no nosso tão concorrido mercado de trabalho. 

O W-B agradece muito a sua colaboração e deseja que seus melhores sonhos se tornem realidade! Curtam o post e se quiserem fazer perguntas é só enviar uma mensagem pela nossa página de contato ou podem deixar um recadinho no próprio post. Beijos, W-B! 



Anderson Verçosa
(Todo charmoso em San Diego/EUA)
Foto: Erhan Karaağaç

INTERSHIP PROGRAM
Por Anderson Verçosa

Olá Pessoal!

Fui convidado pelo blog W-B  para falar um pouco da minha experiência com o intercâmbio. Morei durante 5 meses em San Diego, na Califórnia/EUA, onde tive a oportunidade de estudar inglês, adquirir fluência na língua e o melhor de tudo: poder conhecer pessoas de diversos lugares do mundo, além de aprender muito com novas culturas!

Foto: Não se sabe quem
Com a turma de amigos na escola em San Diego/EUA. 

Basicamente, o blog W-B já contou várias vantagens, dicas, e coisas legais que essa experiência pode proporcionar. Nesse post eu vou falar de uma coisa muito legal que você pode acrescentar ao seu programa de intercâmbio: O programa de Estágio (Intership program)!

Confesso que quando comecei a pensar em estudar fora, nem pensava na possibilidade de um estágio. Meu plano era adquirir fluência através de curso tradicional de inglês e que também tivesse ênfase em aulas de inglês para negócios. Com essa ideia em mente, comecei a fazer diversas pesquisas para encontrar a escola ideal, na cidade ideal, com o preço ideal e etc.

Daí, após já ter escolhido a escola, o curso e de já ter fechado o pacote, entrei no site da escola e vi que eles estavam oferecendo esse programa de estágio, no qual você poderia estudar em um período e fazer um estágio (não remunerado) em outro!

Para mim, estudante de administração, isso caiu como uma luva! A possibilidade de estudar inglês e ainda poder ter uma experiência em um ambiente de trabalho seria ótimo para mim.
Com isso, pesquisei bastante e fui à agência, na qual eu tinha feito o meu pacote, para poder adicionar a esse programa.

Para vocês terem uma ideia, esse programa era tão novo que a agência não sábia nada a respeito... (Eles tiveram que entrar em contato com a escola para obter mais informações sobre preços, condições e etc.)
Após isso, com tudo fechado, era só esperar!!! 

SOBRE O INTERSHIP PROGRAM

Antes de falar um pouco como foi essa experiência, vou falar um pouco como funciona esse programa pelo menos nos EUA, que foi onde eu fiz!

·   É sempre importante pesquisar muito!  Muitas escolas oferecem esse serviço, mas muitas agências de intercâmbio aqui no Brasil não tem informações a respeito. Portanto, procure na web site da escola e veja se ela oferece esse programa e em quais cidades, pois muitas escolas só realizam esses estágios em algumas filiais. (Lembro que quando estava na escola, conversando com outros colegas do Brasil e de outros países, quando falei que eu iria fazer um estágio pela escola, muitos ficaram surpresos. E faziam perguntas, como: Sério? Que legal. Mas eu não sábia sobre esse programa? Será que posso me candidatar aqui?...)

·    Após achar a escola e a cidade, contrate o serviço.  Infelizmente, na maioria das escolas, esse estágio não sai de graça. Dependendo da escola o valor pode variar, mas geralmente o preço que você paga por 1 mês de estágio equivale ao valor pago por 1 mês de aulas na escola.

·    Como funciona? Após contratar o programa, geralmente um professor na escola liga para você para avaliar o seu nível de inglês. (Para esse tipo de programa, a escola exige que você esteja no mínimo em um nível de fluência Upper Intermediário). Quando você chega à escola, eles pedem para você procurar o responsável pelo programa que irá orientá-lo a respeito, ele dará mais informações e pedirá para que você preencha uma ficha com suas preferências por áreas como Marketing, Administrativa, Direito, Bancos, Design etc. Ele também pedirá para você elaborar um currículo. Após isso, o responsável pelo programa ficará a cargo de encontrar uma empresa que esteja dentro da sua área de interesse e experiência e marcará uma entrevista.

Após isso, você junto com o responsável irá para uma entrevista na empresa na qual você poderá estagiar. O que não é um bicho de 7 cabeças (o responsável ou professor da escola vai estar com você e te ajudara na hora se você precisar!). Essencialmente, é uma conversa informal, onde eles perguntam sobre sua faculdade, sua experiência profissional (se você tiver), e lhe explicam sobre o trabalho, a empresa e os horários que você deverá cumprir. Após isso, é só marcar o dia e o horário para o começo do seu tão esperado estágio!!!

·    Nos EUA, as escolas, geralmente, utilizam o período de 60 dias que o governo americano te dá após o termino do seu curso (chamado de Grace Period) para realizar esse programa. Portanto, você tem ate 2 meses, se quiser, para usar e fazer o seu estágio.

EXPERIÊNCIA PESSOAL NO INTERSHIP PROGRAM

Bom, no meu caso fiz tudo direitinho. Preenchi formulário, fiz currículo e entrevista! Mas mesmo assim, as coisas não começaram muito bem...

A principio, fui estagiar em uma empresa de turismo, no centro da cidade, em um prédio histórico e lindo que serve de estação para os trens que viajam por toda a Califórnia e EUA. Até aí ótimo. O problema foi com relação ao ambiente de trabalho. Nada em ralação a empresa, ou aos funcionários. Todos eles eram muito legais e prestativos. O problema era que grande parte deles eram Mexicanos e adivinhem? Eles falavam Espanhol várias vezes durante o expediente. Acho que não preciso nem contar mais... Para alguém que queria aprimorar o conhecimento na língua Inglesa, trabalhar em uma empresa onde as pessoas falam mais Espanhol do qualquer outra coisa, não era a melhor opção!

Foto: Anderson Verçosa
Empresa de Turismo - 1º estágio
                                                        

Com isso, procurei a escola imediatamente. Falei com a responsável e ela ficou surpresa com o meu questionamento, visto que nenhum estudante havia feito tal observação a respeito da empresa. (Nós, estudantes, temos que enviar para escola, semanalmente, relatórios descrevendo nossas atividades, o que estamos aprendendo e avaliando de forma geral o estágio).

Após avaliar a situação, ela decidiu que a melhor alternativa seria encontrar uma nova empresa. Daí, fui a uma nova entrevista na Companhia Sinfônica de San Diego (San Diego Symphony), e mudei de empresa.
Agora sim, eu estava feliz!!!

Foto: Aderson Verçosa
Companhia Sinfônica de San Diego - 2º estágio


SALDO POSITIVO

Trabalhei por 2 meses no departamento de Marketing e foi maravilhoso. Convivi com profissionais norte americanos e seu jeito sério (às vezes), mas também MUITO profissional de trabalho. Participei de reuniões semanais com toda a equipe de marketing. (Isso era muito bom para melhorar a fluência no inglês!!!) Realizei trabalhos externos, onde pude conhecer mais a cidade e falar de forma natural com as pessoas nas ruas. Conheci outros estagiários de outros países, e fui a vários shows da companhia de graça!! (hehehe)

CONSELHO NOTA 10

Enfim, posso dizer que em 2 meses, aprendi muito e até mais do que poderia aprender em 1 ano trabalhando por aqui. E a minha dica para você que tem interesse em um tipo de experiência como essa, é que vale sim a pena. Pesquise, fale com pessoas que já fizeram, e faça-o. 
Foto: Michel Meyer
Anderson Verçosa em San Francisco/EUA

E mesmo se alguma coisa não der certo (como aconteceu comigo!), não se desespere! Converse com a escola e ache uma solução! E no mais, vá em frente!                                   Anderson Verçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails