Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Estudos no exterior - Perguntas e respostas sobre meu intercâmbio na Califórnia

Olá  amantes de estudo no exterior!

Cheguei da Califórnia/Estados Unidos, onde fiz meu intercâmbio, há alguns meses e lamento só agora poder escrever sobre o assunto. Mas, como dizem por aí: "antes tarde do que nunca". Vou começar respondendo às perguntas mais recorrentes, ok? Vamos lá!

Foto: Anderson Verçosa

1ª) Por que estudar inglês no exterior?
W-B: Muitos são os motivos, mas vou elencar três: primeiro, obter fluência na língua inglesa, para isso, nada melhor que fazê-lo in loco; segundo, conhecer e vivenciar uma cultura diferente da minha; terceiro, conviver e fazer amizade com pessoas do mundo inteiro; e, quarto, amadurecer.
 

Foto: Waleska Bruno


2ª) Quais foram os seus ganhos?
W-B: Meus ganhos foram de 100% do que investi. Ganhei tudo aquilo que esperava: amigos, experiência de vida, amadurecimento,  confiança, independência,  fluência na língua inglesa e acredite que até na língua espanhola ganhei mais desenvoltura, pois eu morei em San Diego/EUA e lá há muitos mexicanos.


Foto: Anderson Verçosa

3ª) Você realmente aperfeiçoou seu inglês?
W-B: Sim. Mas nem todo mundo que vai aos EUA para fazer intercâmbio consegue sua tal sonhada fluência. Acho que a causa para isso pode ser vista sob a ótica de três ângulos: primeiro, embora o/a intercambista vá para os EUA aperfeiçoar o inglês, acho necessário sair de seu país com o mínimo de preparo, o aproveitamento será melhor, mais eficiente e eficaz; segundo, vários alunos fazem amizade com outros da mesma nacionalidade e falam em suas línguas maternas ao invés de se esforçarem na aprendizagem da língua inglesa; terceiro, outros tantos só querem farra, o estudo fica em último plano.

    
Em frente a escola.
Foto: Anderson Verçosa


4ª) Como era a escola e o ensino?
W-B: Fui estudar numa das escolas mais caras. Era uma escola boa, de ótima localização (perto de cafés, parada de ônibus e trem, restaurantes, pubs, shopping...). Mas nem todos os professores eram tão bons como eu imaginava. No início, estudei inglês padrão com uma ótima professora, depois peguei uma de péssima didática. Conversei com outros estudantes de outras escolas e isso não era exclusivo só da minha. Atente-se: não existe escola perfeita! Cursei inglês padrão e para negócios, mas não achei tão puxadas as aulas de negócio, talvez seja porque eu passei um ano estudando business com um professor canadense antes de estudar nos EUA, então quando cheguei lá, achei tudo fácil.

                                                                        Dentro da escola.
  
Foto: Waleska Bruno


  
Foto: Waleska Bruno


  

Minha turma. 
Foto: Não lembro

5ª) Você ficou em casa de família ou em residência estudantil?
W-B: Optei pelas duas experiências. Adorei a minha casa de família. A minha host mother era ótima. Mas nem todo mundo tem essa sorte, tive amigos que pediram para mudar na primeira semana de convívio.Tive sorte com a família que a escola escolheu para mim. O ponto de ônibus era na esquina da rua da minha residência, havia uma mercearia próxima a casa, contudo eu morava a uma hora de distância da escola e do centro da cidade. Depois, fui morar numa residência estudantil muito boa, próxima da escola.

Vista da janela do quarto da casa onde fiquei.
Foto: Waleska Bruno



A parada de ônibus ficava logo na esquina da rua da casa. SORTE! Tinha amigos que caminhavam 30min até a parada de ônibus!
Foto: Anderson Verçosa

Fachada da residência estudantil onde morei. Aqui, eu não precisava pegar transporte público para ir à escola, era só vencer algumas quadras a pé e logo chegava ao meu destino.
Foto: Não lembro


6ª) Você moraria lá?
W-B: Com toda real certeza e de preferência numa das casas super chiques no Coronado! San Diego é incrível! 

  
Centro de San Diego.
Fotos: Waleska Bruno

  
Casas "nada" chiques em Coronado.
Fotos: Anderson Verçosa

7ª)Quais foram as suas diversões por lá além dos estudos?
W-B: Disney, Sea Wolrd, praias, pubs, restaurantes, teatros, cinemas, espetáculos, Las Vegas, Los Angeles, Long Beach, Grand Canyon...



8ª) Quanto gastou?
W-B: O valor que dava para comprar um carro.

9ª) Como é o transporte público?
W-B: É excelente! Não há engarrafamento, nem lotação, todos os ônibus são novos, climatizados, limpos e pontualíssimos. Os trens seguem a mesma qualidade dos ônibus.


 


Foto: Waleska Bruno

                    
10ª) Como é a alimentação?
W-B: Come-se muito bem na Califórnia. As pessoas são muito preocupadas com a saúde, mas é claro que sempre há exceções. Minha família dizia que eu ia voltar obesa, entretanto voltei mais magra, comia muita salada, o que eu, particularmente, amo. A minha única reclamação é que as porções são gigantes para uma única pessoa! Sofria só de pensar que ao pedir um delicioso prato, vinha um absurdo de comida. Detesto quando sobra comida no prato, sou contra o desperdício.

Foto: Waleska Bruno

Deixe um conselho
W-B:  Pense alto, planeje e execute. Nunca tenha medo de enfrentar o novo e seus desafios.


Foto: Marcella Menezes
Mission Bay

10 perguntinhas respondidas. Gostaram? Pois aguardem novos posts sobre meu intercâmbio e viagens. Há muito assunto para tricotarmos.
Beijos, W-B!

Um comentário:

  1. Excelente, ajudou a decidir de vez e optar pela Califórnia devida a comida, transporte... me desiludiu e me mostrou uma noção da escola... alertou que devo estar de olho no ponto de ônibus kkkkkkkkkkk fato !
    legal.. parabéns.

    ResponderExcluir

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails