Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

Valparaiso e Viña del Mar - Oi! - Tchau! - Chile 4ª parte

 Por Waleska Bruno

¡Hola! ¿Qué tal?

Olá, amigos!! Vamos continuar nossa viagem pelo Chile. Enquanto estava no Chile, decidi atravessar as Cordilheiras dos Andes para ver o mar. Para isso, paguei, numa agência de turismo, um dia de turismo em duas cidades litorâneas:  Viña del Mar e Valparaiso. Acordei super cedo  e pontualmente a van da agência de turismo foi me pegar no apart hotel. Entrei no ônibus ainda dormindo, mas logo um chinês simpático sentou ao meu lado e começamos a conversar em inglês, aí despertei da minha  sonolência e começamos a conversar sobre a China, enquanto dialogávamos sobre a nova potência econômica mundial, esqueci por alguns minutos o Chile e me teletransportei para a China, imagina se um dia eu consigo visitá-la!! Quem sabe um dia eu me aventure por lá... ia ser fantástico! Dizem por aí que viajar sozinho é ruim.... é nada gente! Existem tantas outras pessoas viajando sozinhas e que estão prontas a fazerem amizade com você, é só se abrir um pouco mais e deixar a vida acontecer, parar  de controlar tudo um pouco.


Bem, vamos falar das cidades. Primeiramente, se eu tivesse tido mais tempo, teria reservado um dia para cada cidade. Não gosto de visitar cidades e dar-lhes apenas um "Oi!" e, em seguida, um "Tchau!", gosto de apreciá-las, de ter tempo para fotografá-las, de tomar um café, ou de repente só sentar em um banquinho e ver a vida desfilar com suas cores e encantos. De qualquer forma, valeu a pena ter ido ao litoral e ter sentido de perto o mar lindo e frio do pacífico. Mesmo sendo verão, o vento e o mar são gelados (o oceano Pacífico tem temperatura entre 5ªC e 16ºC o ano inteiro), aí pude entender porque os turistas quando visitam Fortaleza (minha cidade natal) adoram o nosso mar, ele é quentinho! Também entendi porque Santiago é tão quente no verão, as Cordilheiras servem como uma barreira natural, não permitindo a massa de ar frio chegar até a cidade. Vale lembrar que Santiago no verão é uma cidade quentíssima e o sol vai até às 21h30mim, mas também vale se lembrar de colocar um agasalho na bolsa se for visitar alguma região litorânea, pois o sol facilmente é vencido com o vento congelante, ok? Então, vamos conhecê-las? 

 

Valparaiso e Viña del Mar


Fonte: www.google.com


 Valparaiso

A cerca de 118 km a noroeste de Santiago, Valparaíso é a sede do Poder Legislativo da República do Chile e a terceira cidade mais populosa do Chile. Caracteriza-se por ser uma cidade montanhosa, parecendo com a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Devido à inclinação dos morros, há muitos elevadores (alguns centenários) que servem de transporte coletivo para a população e turistas (foi legal descer em um deles, tive a visão panorâmica da cidade que é muito bonita). Há a Avenida Duque de Caxias construída em homenagem a Duque de Caxias que presenteou o Chile com 1000 palmeiras que, hoje, embelezam a avenida. A estátua de Caxias foi roubada. Os Quarteirões Históricos da Cidade de Valparaíso são Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido em 2003 pela UNESCO.


Foto: Waleska Bruno
 
Foto: Waleska Bruno
Foto: Waleska Bruno
Foto: Waleska Bruno
Foto: Waleska Bruno

Viña del Mar


A cerca de 119 km de Santiago, Viña del Mar é uma das cinco regiões metropolitanas da província de Valparaiso. Viña del Mar nasceu da fusão de duas fazendas, las Siete Hermanas e Viña del Mar, desta última  derivou o atual nome "Viña del Mar".  Viña del Mar é considerada a capital turística do Chile, com ampla rede hoteleira.  Achei-a muito charmosa e tive a oportunidade de ver de pertinho um daqueles famosos totens de lava vulcânica que há na Ilha de Páscoa. Três foram trazidas para o continente e estão na Inglaterra, no norte do Chile e em Viña del Mar, no Museo Arqueológico Francisco Fonck. Também achei lindo o castelo Castillo Wulff que há defronte ao mar e o relógio de flores que foi construído na praia de Caleta Abarca para a Copa do Mundo de Futebol de 1962. Mais uma vez, vi um grupo de músicos tocando uma mistura de axé e samba próximo ao relógio de flores. Eu sempre me sinto no Brasil quando ouço música brasileira em paragens internacionais.


Foto: Waleska Bruno

Foto: Waleska Bruno
Foto: Waleska Bruno
Foto: Waleska Bruno
ATENÇÃO:  RESPEITE OS DIREITOS AUTORIAS. NENHUMA PARTE DESTE POST DEVE SER REPRODUZIDA SEM A AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A) E SEM QUE HAJA A CITAÇÃO DA FONTE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails