Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Baila Bailariana XIV - Não há idade para começar a dançar balé, basta amá-lo.

 Olá amantes da dança,

Domingo, dia 31 de julho de 2011, saiu um reportagem no Diário do Nordeste sobre a procura e a prática do balé por meninas acima de 20 anos, amei a reportagem e resolvi postá-la aqui no blog. Beijos, WB.

 Grandes bailarinas - por Waleska Santiago

"Elas podem até não querer ser uma Ana Botafogo nem encenar o lago dos Cisnes, mas descobriram no balé uma atividade física intensa. Muitas mulheres adultas aderiram à prática desse estilo clássico de dança para manter a forma com graça e elegância."

Pela delicadeza, estética e riqueza de movimentos que possui, o balé é uma atividade constantemente procurada por meninas que desde cedo nutrem o desejo de se tornar grandes bailarinas.

Atualmente, essa modalidade da dança vem conquistando espaço entre mulheres adultas, convictas de que para aprender a dançar não existe tempo, nem idade. Para algumas delas, o balé é um sonho de infância que só pôde ser realizado na fase adulta. Para outras, é uma necessidade mental e corporal, ideal para as que nunca se adaptaram ao ambiente de academias lotadas e movimentos repetitivos.

A crescente procura pela atividade vem mostrando que começar a praticar balé depois dos 20 anos é possível, saudável e até simples, desde que se tenha empenho e dedicação. A variedade de movimentos que o exercício proporciona permite trabalhar aspectos importantes do corpo, como postura, coordenação motora, força, flexibilidade e equilíbrio.

Embora muitas aspirantes a bailarinas se sintam velhas ou ocupadas demais para usar sapatilhas, vestir collants e se submeterem às aulas com movimentos complexos, há aquelas que deixam a vergonha de lado e conseguem tempo e dedicação para praticar. É o que faz a servidora pública e professora Caroline Pontes, de 35 anos. Casada e mãe de gêmeas de 7 anos, ela se desdobra entre família, trabalho e faculdade para poder dançar.

"É uma loucura conseguir conciliar tudo, mas o balé é tão apaixonante e os resultados são tão positivos pro meu corpo e pra minha mente, que vale a pena o esforço", garante.

Equilíbrio
Já Marina Coelho, de 25 anos, procurou no balé auxílio para perder peso. A arquiteta chegou a praticar jazz durante algum tempo, mas se frustrou, pois não conseguiu acompanhar o ritmo. Então, decidiu experimentar o balé. "Essa dança tem ajudado no meu emagrecimento e tem trabalhado o meu corpo inteiro, porque faço muita força na perna, no abdômen e nos braços, o que ajuda a acelerar meu metabolismo", conta Marina, que já perdeu cinco quilos.

No entanto, é na mente a maior mudança percebida pela arquiteta. "O balé acalma, alivia. Não é só o corpo que muda, é um processo de transformação que influencia em todas as áreas da vida de uma mulher", aponta.

 Foto: WALESKA SANTIAGO E NATINHO RODRIGUES

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1017243

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails