Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Estudos no Exterior II - Respondendo perguntas

Olá amigos intercambistas,


No final de dezembro de 2011, irei estudar língua inglesa por dois meses em San Diego/Califórnia/USA. Acredito que toda aquela pessoa que estuda língua estrangeira, que gosta de novas culturas e está antenada para as exigências do mercado de trabalho pense em estudar e em melhorar seu domínio na língua estrangeira escolhida.

Comecei a estudar língua estrangeira muito cedo na adolescência e nunca mais parei nem pretendo parar. Acho que assim como o balé que eu amo e quero levar para vida toda, o estudo de línguas estrangeira não é diferente. Meu espírito e minha fome de conhecimento   não se limitam as fronteiras da minha cidade, cada dia ganham força e determinação.

Durante o período que venho me preparando para o intercâmbio muitas perguntas foram feitas a mim, tais como: Por que estudar no exterior? Por que inglês? Mas por que escolhi Califórnia? Vou pela faculdade ou por conta própria? Quanto custa? Quais são as agências intercâmbio? Quais são as escolas?... Nossa, quantas perguntas, não é?!  Mas é normal a gente, a família, os amigos e os diversos curiosos nos fazerem essas perguntas, por isso vou respondê-las todas aqui:

1. Há quanto tempo você estuda língua estrangeira?
Acho que comecei a estudar língua estrangeira com 13 anos ou foi 14 anos, não lembro bem. 

2. Quantas línguas você fala?
Até o momento quatro idiomas: português, francês, espanhol e inglês.

3. Por que começou a estudar língua estrangeira?
Quando eu tinha  11 ou 12 anos, Joaquim Veras, o namorado da minha irmã mais velha,  me disse que seria bom que eu aprendesse uma nova língua estrangeira e que isso faria diferença no meu futuro. Ele tinha razão e agradeço a ele. A minha concepção de mundo se tornou muito maior depois disso.

4. Esse será seu primeiro intercâmbio?
Sim. 

5. Por que escolheu a língua inglesa como motivo para seu primeiro intercâmbio?
Estou me preparando para a carreira de diplomata. O domínio da língua inglesa se faz imprescindível a esta carreira. 

6. Há quanto tempo estuda a língua inglesa?
Estudo desde os 16 anos. Mas não gostava, preferia espanhol e francês. Com o tempo e com muita persistência esse sentimento mudou, hoje gosto bastante de estudá-la.

7. Onde estudou?
Não estudei em nenhuma grande escola de línguas estrangeiras de renome. Estudei  no IMPARH - INSTITUTO MUNICIPAL DE PESQUISAS, ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, e no NÚCLEO DE LÍNGUAS DA UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. São duas instituições que recomendo, o ensino é ótimo. Atualmente sou graduanda  no curso de Letras/Inglês.

8. Quando decidiu pelo intercâmbio?
Eu me decidi em outubro de 2010 junto com o amigo Anderson Verçosa.

9. Vai pela faculdade ou por conta própria?
Por conta própria.

10. Quais são as agências de intercâmbio?
Há várias agências de intercâmbio: STB, CI, IE...

11. Quanto custa?
Primeiramente, não é barato estudar fora mesmo que seja só por um mês, contudo os custos de se estudar no exterior podem variar muito. Isso depende de quanto tempo você vai passar fora estudando, qual país  e escola você escolheu e qual tipo de curso pretendido. Você pode fazer simulações nesses sites:  STBCIIE... Ou nos sites das próprias escolas como  Embassy CES, Kaplan, EnglishUK, Eurocentres, Coined, Good Hope, LSC, EF...

12. Quais foram os seus critérios para escolher a cidade?
No início, queria ir estudar no Canadá, mas meu amigo queria os EUA... Ficou aquele impasse uma vez que queríamos ir juntos, mas estávamos divergindo na escolha do país. Então eu cedi, mas a cidade iríamos escolher juntos. Achamos NY uma cidade cara e congelante no período de janeiro a março, então preferimos a Califórnia por não nevar e lembrar nossa cidade litorânea. Dentre as muitas cidades famosas da Califórnia, preferimos San Diego por ser uma linda cidade, organizada, trânsito tranquilo, bom sistema de transporte público e com baixíssimos índices de violência. Sem contar que é a segunda maior cidade da Califórnia, a primeira é São Francisco, e o custo de vida é melhor do que o de Los Angeles.

13. Quais dicas você daria para quem pretende fazer um intercâmbio?
Ahh tenho muitas dicas que postarei em posts posteriores, entretanto vou deixando logo algumas dicas:

a) Saiba o que você quer, isto é, tenha claro na sua mente objetivos. Pergunte-se: Quero estudar no exterior Por quê? 

b) Pesquise sobre tudo: escolas, cidades, costumes, preços, visto...

c) Vá às agências de intercâmbio pessoalmente e peça orçamentos.

d) Seja organizado.

e) Planeje tudo com antecedência, principalmente se não tem passaporte, nem  visto. 

f) Tenha uma agenda para fazer o seu check list.

g) Prepare-se, quero dizer, estude antes de sair do seu país. Quanto mais você souber melhor será seu aproveitamento do curso.

h) Pesquise nos sites de relacionamentos se a escola que você escolheu tem boas indicações.

e) Antes de ir às agências, saiba o que você deseja, informe-se  o máximo que puder, veja as taxas e faça as simulações de custos direto nos sites e os leve junto com você. Muitos consultores querem jogar qualquer curso ou qualquer escola para você, então cuidado!

Termino este post com o clipe de um seriado que amava, The O.C., e com uma música que adoro, inclusive elejo-a como tema da minha viagem,  California - Phantom Planet.
Beijos, WB.



FONTE: WWW.YOUTUBE.COM.BR

2 comentários:

  1. Oi,Waleska,quanto tempo. Muitas coisas aconteceram na vida de todos nós. E é bom que seja assim. Li teu blog e fiquei emocionado e feliz com a lembrança de meu conselho para ti e que vc tanto aproveitou, ao aprender algo que eu sabia, vc foi mais longe e superou-me, mas teu caráter está personificado no teu reconhecimento de um amigo que está distante mas guarda boas lembranças de todas vcs. Não vou te desejar boa sorte porque tua competência é grande o bastante para não precisar.
    Joaquim Veras

    ResponderExcluir
  2. Amei suas palavras e saiba que um dia o seu bom conselho foi realmente ouvido e fará parte de toda a minha vida. Beijos.

    ResponderExcluir

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails