Olá amigos!
Nesta semana, trago fotos que são um pouco diferentes daquelas que costumo postar aqui no blog. Mas como a temática do meu blog é sobre O mundo ao meu redor, tema amplo que me possibilita um olhar diverso, eis que lhes trago algumas inadequações do uso da Língua Portuguesa que eu e minha equipe da faculdade registramos ao darmos um passeio pela cidade de Fortaleza/CE. Vocês devem estar pensando o quanto escrevemos mal, não é? Mas a verdade é que tivemos dificuldade para encontrar essas fotos. Os erros mais comuns que constatamos foram os de acentuação gráfica, pontuação e ortografia. Os erros menos comuns foram os de concordância, regência e paralelismo.
Ressalto que no nosso trabalho não tivemos o propósito de discriminar o certo do errado ou de fazer juízo de valor que frequentemente embute preconceito, mas estudar as variações linguísticas que são inerentes às línguas, haja vista o fato das sociedades serem divididas em grupos: jovens e velhos, mulheres e homens, jovens e adultos, crianças e adolescentes, ricos e pobres. O uso de determinada variação linguística serve para marcar inclusão nesses grupos e para dar uma identidade aos seus membros.
Esta pesquisa possibilitou-nos um olhar mais crítico de nós estudantes sobre o que é escrito e publicado constantemente na mídia (cartazes, propagandas, avisos, placas...) e como essas inadequações influenciam a compreensão dos leitores e a imagem dos produtos ou serviços em oferta.
Bem, não vou postar as nossas análises aqui, vou deixar os registros livres de nossas impressões para que possam refletir por si mesmos.
Um grande beijo, Waleska.
Foto: Waleska Bruno
Foto: Waleska Bruno
Foto: Enengarda Martins
Foto: Marcus Cysne
Foto: Waleska Bruno
Foto: Marcus Cysne
Foto: Enengarda Martins
Foto: Enengarda Martins
Foto: Denise Fernandes
Foto: Denise Fernandes
Foto: Denise Fernandes
Foto: Enengarda Martins
Foto: Enengarda Martins
Foto: Enengarda Martins
Legal seu post. Observe que no trecho: "O uso de determinada variação linguística serve para marcar inclusão nesses grupos e dá uma identidade aos seus membros." Há erro de paralelismo do verbo DAR.
ResponderExcluirAbraço.
O blog W-B agradece pela contribuição! Erro retificado! Abraço.;)
Excluir