Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Diferença entre o Photoshop e o Lightroom.


Oi!

Olhem aí mais um post bacana da Cláudia Regina. Confiram! Beijos, Waleska.


Diferença entre o Photoshop e o Lightroom

A diferença entre Lightroom e Photoshop é imensa! São dois aplicativos com propósitos diferentes (o que faz com o que o uso dos dois em uma mesma foto seja até indicado.)
O Photoshop é um aplicativo de edição de imagens. Ele edita os pixels do arquivo e assim temos bastante controle ao editar detalhes ou grandes manipulações. Isso também faz com que, a cada edição, percamos dados (qualidade) da foto, pois estamos editando pixels.
O Lightroom é um aplicativo voltado para fotógrafos. Com ele você organiza as fotos de várias formas, facilita o processo de impressão e publicação na web e, também, edita. Mas a edição no Lightroom é bem mais específica (e fina.) É uma edição sem perda de qualidade (feita por um arquivo de “instruções”, não diretamente na imagem.) A edição do Lightroom deve ser comparada à edição encontrada no Adobe Camera RAW (que quem tem Photoshop e fotografa em RAW já deve conhecer.)
Para facilitar, um exemplo de como eu uso os dois em conjunto:
Lightroom:
1. Passo as fotos do cartão de memória para o computador
2. Adiciono metadados relativos àquelas fotos (desde copyright até palavras chave)
3. Organizo minhas sessões em um catálogo
4. Vendo as fotos de uma sessão eu organizo e seleciono as melhores, as escolhidas pelo cliente, as que deverão ser excluídas…
5. Depois de fazer uma seleção (minha ou do cliente) faço uma edição fina nas fotos (que pode ser ajuste de exposição, recuperação de sombras ou luzes, redução de ruído…)

Photoshop
6. O que não é possível fazer no Lightroom (como montagens e modificações de pixel) faço no Photoshop.

Viu só a diferença?
O Lightroom é especialmente prático para quem fotografa em RAW, e tem ferramentas especialmente feitas para agilizar a vida do fotógrafo. O Photoshop “só” serve para manipular imagens mesmo :)
Fonte:http://www.dicasdefotografia.com.br/diferenca-entre-o-photoshop-e-o-lightroom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails