Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

Fotografe mais e melhor - I

Os 10 pecados da edição


A Natalie Norton fez um post muito interessante sobre os 10 pecados da pós produção na fotografia. Concordo tanto que resolvi traduzir/adaptar por aqui.

Lembre-se: nada do que está escrito aqui é regra geral, a ideia é fazer uma brincadeira com alguns fotógrafos mais exagerados nos seus (d)efeitos!
(Foto Original)

1. Não use o Photoshop logo quando começar a fotografar

Aqueles fotógrafos que já começam a “jornada” fotografando e editando no Photoshop correm o sério risco de não aperfeiçoar a sua fotografia em um nível de qualidade sem Photoshop. Ou seja, as fotografias já são tiradas com a “correção” em mente e eles acabam deixando de aprender a fazer tudo que é possível durante o clique.
Se a frase “depois arrumo isso no Photoshop” passa pela sua cabeça enquanto você fotografava, pare na hora e repense o que está fazendo!
Pessoalmente eu concordo com a Natalie, embora eu tenha começado a editar antes de fotografar. Mas eu editava as fotos dos outros, então acho que não conta… rs

2. Fique longe de modas passageiras

Tudo que não vai ser popular daqui alguns anos deve ser evitado. Meu objetivo, assim com o da Natalie, é que minhas fotografias sejam eternas. Modas passageiras (como hoje em dia é a colorização) devem ser evitadas ao máximo!
Na dúvida, deixe o efeito o mais suave possível, para que depois ele não vire defeito. Isso também vale para HDR, hein? A foto deve ser admirada pela beleza da foto, não pela beleza “do efeito.”

3. Olhos radioativos e 4. Peles de barbie

Melhorar um pouquinho um retrato deixando a pele mais suave e os olhos com mais destaque é ótimo. Mas como sempre a palavra chave é: moderação. Olhos radioativos e peles “perfeitas” não só deixam a foto feia como chamam mais atenção para o que queria ser disfarçado. Qualquer pessoa do mundo percebe que a foto foi “photoshopada”. A naturalidade é sempre mais linda! Dê destaque às qualidades e disfarce bem delicadamente os defeitinhos.
Aqui no DDF já coloquei um vídeo explicando como destacar os olhos, sem deixá-los medonhos!

5. Uma fotografia não fica boa por causa daquela vinheta forte

Acho que a vinheta também poderia ser considerada uma “moda”, pois estão pipocando fotos com vinhetas fortes para todos os lados, é só olhar no Flickr.
Mais uma vez, use com moderação. Também tem vídeo aqui no DDF que ensina como criar vinhetas usando o Lightroom.

6. Diga não para saturação exagerada

Não precisa de imagem. Simplesmente diga não.

7. “Coloração seletiva” morreu em 1990

Sim. Todos nós já fizemos isso com nossas fotos, deixando ela em Preto e Branco e um pedacinho colorido. Sim, às vezes o cliente insiste. Mas não dá para negar: é – muuuuito – brega. Fuja o máximo que der desse tipo de edição.
Caso queira dar destaque para uma cor, use a composição e o uso de cores que se contrastam. Fica bem melhor!

8. Não faça seus clientes parecerem mortos

Mais uma vez o exagero da edição deixando a pessoa pálida e sem cor nos lábios estraga facilmente uma foto. É mais legal parecer saudável nos retratos, né?

9. Flare falso fica falso. E tosco.

Às vezes já temos um Flare na foto, e só queremos dar um destaque maior pra ele. Tudo bem, dar um destaquezinho no flare já existente. Mas criar um flare, que nada tem a ver com a foto e sua iluminação… não.

10. Texturas? Conheço poucos fotógrafos que conseguem usá-las sem que fique brega

Sim, existem alguns fotógrafos que conseguem adicionar textura na foto e deixar isso bacana. Mas na maioria dos usos (mais uma vez, dê uma navegada no Flickr) o resultado é desastroso e não existe nenhum equilíbrio ou lógica na aparência da foto com uma textura em cima. Por isso tome muito cuidado!
Mais uma vez: a foto é sua, você edita como quiser. Esse texto é só uma brincadeira =)
Fonte: Dicas de Fotografia (www.dicasdefotografia.com.br)
Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Visite também estes post:

Related Posts with Thumbnails